Sábado, 1 de Março de 2008

X Semana Cultural da Universidade de Coimbra

   Tendo como tema central a imaginação, a X Semana Cultural da Universidade de Coimbra vai decorrer de 1 a 8 de Março e revela um formato que irá além da apresentação de espectáculos, exposições e performances: o ‘salto’ será dado através de workshops, desenvolvidos pelos artistas empenhados naquelas apresentações, cujo resultado será também ele apresentado publicamente.
   Do programa da edição deste ano da Semana Cultural fazem parte uma série de iniciativas profissionais, desenhadas pelo assessor de programação Giacomo Scalisi e a coreógrafa Madalena Victorino, em torno da ideia da imaginação como abrigo. Desta forma, serão apresentados os espectáculos “Lembranças” (11 curtas peças entre o teatro e a dança) e “Os Vivos” (pelo Teatro O Bando), a cidade e a Universidade encher-se-ão com a alegria da ‘fanfarra de bolso’ “Auprés de ma Blonde” e várias dezenas de pessoas – voluntários, universitários e não só – farão a sua estreia em palco em “Caruma”, espectáculo de arte comunitária coreografado por Madalena Victorino.
   Paralelamente, os protagonistas daqueles momentos estarão envolvidos numa série de workshops que também se apresentarão como espectáculos. Por exemplo, pessoas interessadas em teatro, literatura e estranhezas artísticas poderão participar na oficina de criação teatral “Pequenas Lembranças”, a partir de textos de Luiz Pacheco. Tendo como ponto de partida “Os Vivos”, será dada uma oportunidade para experimentar um teatro radiofónico que se vê. As tradições da canção de Coimbra irão ao encontro do repertório cantado provençal da fanfarra “Auprés de ma Blonde”, num workshop destinado a músicos que desejem experimentar cruzamentos sonoros e arriscar uma apresentação ao ar livre, em movimento. E a partir de “Caruma”, será possível a qualquer um descobrir em simultâneo o movimento do seu corpo e o movimento arquitectónico da Universidade, com vista a criar uma peça coreográfica de conjunto, ou construir um coro de movimento sobre o poder a partir da observação das figuras dos reitores representados na Sala do Exame Privado, nos workshops “Abrigo”.

   O objectivo é criar uma relação com o espaço social – a Universidade e a cidade de Coimbra – e com a vida das pessoas que nele vivem, convocando o público de modo a que este se sinta parte activa deste evento, dando uma vida artística a vários espaços habitualmente vivenciados de outra forma.
   Do programa da X Semana Cultural fazem ainda parte várias outras iniciativas, dinamizadas por diversas estruturas da Universidade e da Academia de Coimbra. De destacar, no dia 1 de Março, a Sessão Solene comemorativa do 718.º aniversário da Universidade, em que será entregue o Prémio Universidade de Coimbra ao empreendedor José Epifânio da Franca.

   Mas será toda a Universidade a envolver-se na habitual dinâmica da Semana Cultural, através de exposições, colóquios, debates, projecções de filmes, acções de divulgação, eventos desportivos, da Festa dos Sons, Saberes e Sabores – que cruza diversas tradições da Lusofonia –, ou do Dia Aberto nas faculdades.

tags:
publicado por esqf12a às 19:14
link do post | comentar | favorito
|
O Nosso Logótipo

.pesquisar

 

.posts recentes

. Proposta – Construção de ...

. Nova Proposta - Introduçã...

. Nova Proposta - Recuperaç...

. Propostas para a cidade

. Resultados do Inquéritos

. Apresentação na escola (M...

. Previsão de trabalho do 3...

. Fotografias - Apresentaçã...

. X Semana Cultural da Univ...

. Bluepharma investe 8 M€ n...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.Visitante nº

contador web
Cidades Criativas
A Nossa Escola
Câmara Municipal de Coimbra