Quarta-feira, 13 de Fevereiro de 2008

Obras de referência

    Na passada semana o presidente da Câmara de Coimbra considerou o projecto iParque essencial ao seu mandato. É de ficar preocupado. Por diversas razões.
    Primeiro que tudo porque se trata dum projecto da maior importância para Coimbra e o que o presidente Carlos Encarnação tem feito é destruir ou dificultar a realização de projectos fundamentais para a cidade e para o concelho. Veja-se o que aconteceu com o Projecto Estações com Vida ou o que tem acontecido com o Pólis, com o teatro da Cerca de São Bernardo, com o Convento de são Francisco, etc.
    Por outro lado é ainda motivo de preocupação porque o Coimbra iParque se mantém como território de confronto e de disputa entre o presidente e o actual vereador e ex-vice-presidente Eng.º Pina Prata e, como se sabe, projectos apregoados pelos dois é sinal de desastre. Veja-se o que aconteceu com o grande projecto de Cobertura da Baixa que acabou de morte ridícula. Depois, ainda, porque quando o presidente Carlos Encarnação anuncia projectos e obras de forma esdrúxula o resultado acaba por ser uma solução anã e sem mérito. É o caso do Memorial a Miguel Torga de que fez uma enorme encenação político mediático e que afinal ninguém vê nem ninguém conhece.
    Mas ainda mais gritante é o caso do famoso Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro. Quanto às razões para o nome o dr. Carlos Encarnação as saberá justificar e quanto às verdadeiras razões para a construção vamos agora nós percebendo, a pouco e pouco, à medida que as comadres se vão zangando.
    O dr. Carlos Encarnação chegou à Câmara em 2002 fazendo fortes críticas à renovação do Estádio Municipal para o Euro 2004, mas não teve coragem para evitar a obra como poderia perfeitamente ter feito. Em contrapartida não só fez três coloridas cerimónias de inauguração, que custaram milhares de euros, como decidiu construir ainda um outro estádio.
    Com o argumento de que a Académica não podia fazer alguns jogos fora de Coimbra e negando-se a contribuir para a modernização do Estádio Universitário, um investimento em parceria com a Universidade, decide construir um novo estádio em Taveiro.
    Faz um protocolo com os donos duns terrenos localizados em área florestal e, sem qualquer estudo ou projecto, avança na construção com a Câmara a assumir a totalidade dos custos, cujo valor nunca se conheceu verdadeiramente mas que teriam sido mais de 800 mil contos.
    Claro que este dito estádio, inaugurado com grande festa e com a presença do ministro Marques Mendes - os mesmos que faziam fortes acusações à realização do Euro 2004 e aos custos com os estádios -, não tinha acessos nem estacionamento adequado nem capacidade para acolher os espectadores pelo que teve instaladas, durante meses, bancadas amovíveis cujo aluguer terá custado mais uns milhares de contos, tudo à custa da Câmara.
    Mas esta obra, que seria interessante avaliar devidamente e que foi considerada pelo dr. Carlos Encarnação como uma obra exemplar, continua, passados mais de cinco anos, em área florestal e sem enquadramento urbanístico.
    Aliás, tivemos agora conhecimento de que há um litígio entre os donos dos terrenos e o arquitecto que tem trabalhado no plano de pormenor. Há acusações de violação dum negócio que terá sido inicialmente feito, havendo vendas e revendas dos terrenos envolventes do estádio, há luz dum plano de pormenor que não existe e que terá levado a que os terrenos que valeriam, segundo palavras dum dos litigantes, apenas alguns milhares de euros a valer agora três milhões e quinhentos mil euros, pelos menos.
    São mais valias particulares criadas por uma das obras de referência do dr. Carlos Encarnação, feita exclusivamente com dinheiros municipais e em que, por mera coincidência, está envolvido um membro da empresa contratada pela Câmara de Coimbra para rever o PDM.

João Silva, Militante do PS

Fonte: JN
tags:
publicado por esqf12a às 15:20
link do post | comentar | favorito
|
O Nosso Logótipo

.pesquisar

 

.posts recentes

. Proposta – Construção de ...

. Nova Proposta - Introduçã...

. Nova Proposta - Recuperaç...

. Propostas para a cidade

. Resultados do Inquéritos

. Apresentação na escola (M...

. Previsão de trabalho do 3...

. Fotografias - Apresentaçã...

. X Semana Cultural da Univ...

. Bluepharma investe 8 M€ n...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.Visitante nº

contador web
Cidades Criativas
A Nossa Escola
Câmara Municipal de Coimbra