Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2008

Uma boa notícia para o ambiente de Coimbra

Coimbra finalmente expandiu a sua rede de troleicarros, o que vai beneficiar o ambiente da cidade, e tornar melhores as acessibilidades.  É um bom exemplo para todas as cidades do país e esperamos que a rede contnue a crescer.

Troleicarros ligam Solum à Universidade já a partir de Março

Se tudo correr como previsto, já a partir do próximo mês de Março será possível viajar de troleicarro entre a Solum e a Universidade de Coimbra, passando pela zona de Santo António dos Olivais. Os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) viram aprovado pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres (IMTT) a candidatura para financiamento da nova linha e a primeira “tranche” do dinheiro já chegou aos cofres da Câmara Municipal de Coimbra.
O investimento global da instalação da nova linha de troleicarros é de pouco mais de 397.700 euros (mais IVA), tendo o IMTT confirmado um financiamento a 90% e já enviado para a autarquia de Coimbra os primeiros 180 mil euros que permitirão aos SMTUC avançar com a instalação do equipamento para o arranque do novo circuito. Aliás, os trabalhos para a instalação da nova linha, que ligará a zona do Estádio Cidade de Coimbra à Praça da República, através da Rua Miguel Torga, já começaram há cerca de mês e meio, confirmou ao Diário de Coimbra Manuel Oliveira.
O administrador delegado dos SMTUC mostrou-se confiante que dentro de dois meses já será possível viajar na nova carreira, sendo a situação mais complicada a chamada curva de Santa Teresa (junto ao Convento das Carmelitas), ao cimo da Rua Miguel Torga para a Avenida Dias da Silva, que terá de ser sujeita a uma intervenção para permitir a circulação dos troleicarros, explicou. «Nada que atrase o processo», confirmou Manuel Oliveira, adiantando que pela primeira vez haverá uma linha que ligará a Solum à Universidade, passando pelos Olivais.
Para já, será disponibilizado apenas um troleicarro para fazer o circuito, mas o responsável acredita que a situação poderá mudar «se a procura aumentar». Aliás, Manuel Oliveira confirma que as zonas por onde passa a nova linha são das que têm maior procura na cidade, o que significa que poderá, no futuro, aumentar o número de viaturas ao serviço da ligação entre a Solum e a Praça da República.
O responsável adiantou que a confirmação do financiamento, por parte do IMTT, já tinha sido dada em Junho do ano passado, mas só há poucos dias é que o acordo com a autarquia, assinado por Carlos Encarnação e por António Crisóstomo Teixeira, presidente do Conselho Directivo do instituto, foi publicado em Diário da República. No documento (onde fica definido o modo de pagamento do apoio) é sublinhada a preocupação da Câmara de Coimbra em expandir o serviço de troleicarros da cidade para zonas actualmente servidas por autocarros.  

 

 Fonte: Diário de Coimbra

publicado por esqf12a às 12:23
link do post | comentar | favorito
|
O Nosso Logótipo

.pesquisar

 

.posts recentes

. Proposta – Construção de ...

. Nova Proposta - Introduçã...

. Nova Proposta - Recuperaç...

. Propostas para a cidade

. Resultados do Inquéritos

. Apresentação na escola (M...

. Previsão de trabalho do 3...

. Fotografias - Apresentaçã...

. X Semana Cultural da Univ...

. Bluepharma investe 8 M€ n...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.Visitante nº

contador web
Cidades Criativas
A Nossa Escola
Câmara Municipal de Coimbra