Quinta-feira, 10 de Janeiro de 2008

"O Círculo de Giz Caucasiano”, de Bertolt Brecht

  O Teatrão estreou ontem o espectáculo “O Círculo de Giz Caucasiano”, de Bertolt Brecht, com encenação de Marco António Rodrigues, numa produção em que o grupo de teatro de Coimbra procura, para lá da abordagem da obra, a possibilidade de discussão das ideias do dramaturgo na actualidade. A peça estará em cena no Museu dos Transportes de Coimbra até 27 de Janeiro próximo.
    Brecht escreveu “O Círculo de Giz Caucasiano” entre 1943/45, no final da Segunda Guerra Mundial, durante o seu exílio nos EUA. Na obra, o dramaturgo coloca, em forma de prólogo, uma discussão entre dois grupos de russos, em torno dos direitos sobre uma propriedade a que voltam após o afastamento das forças nazis. A questão, posteriormente desenvolvida na acção principal da peça, centra-se em saber sobre que princípio deve o caso ser estabelecido?Para isso, Brecht constrói uma fábula, aquela que a peça apresenta ao público e que o coloca perante todos os mais importantes dilemas a que a humanidade tenta, há séculos, dar resposta.
   Sobre a encenação, escreve Marco António Rodrigues, o encenador brasileiro que já trabalhou com o grupo de teatro de Coimbra: “O Círculo de Giz Caucasiano é uma peça escrita em 1943/1945, quando Brecht, na América do Norte, via cheio de esperanças, os primeiros sinais de Hitler a vergar os joelhos. Esta é, portanto, no nosso entender, uma peça solar, uma ‘comédia’ luminosa (...)”.
   E, de facto, esta é uma peça dentro da peça “uma velha lenda chinesa representada com bonecos, máscaras e músicas” logo alerta o narrador ao final do prólogo. “Enfim, uma brincadeira de actores, mímicos, bufos, saltimbancos, acrobatas, a representar bêbados, mendigos, salteadores, prostitutas, falhados, lavradores, lumpens e afins, os ventados da história, a imaginar, a magicar, qual poderia ser o melhor cultivo da terra que está exausta e espera à sua frente, daí para adiante...”, diz ainda o encenador.
   “O Círculo de Giz Caucasiano”, de Bertolt Brecht, tem versão cénica d’O Teatrão, encenação e dispositivo cénico de Marco Antonio Rodrigues, gestualidade de Joana Mattei, composição e direcção musical de Filipe da Costa, desenho de luz de Jonathan Azevedo, figurinos de Helena Guerreiro, adereços e montagem cenário de José Baltazar, caracterização de Aurora, fotografia de Paulo Abrantes, grafismo de Sofia Frazão, costura de Fernanda Tomás, operação de luz e som de Jonathan Azevedo e Fréderic Pires, direcção de produção de Isabel Craveiro, produção executiva de Cláudia Carvalho, Margarida Sousa e Ricardo Brito, intervenção de Adriana Campos, Inês Mourão e Leonor Barata e direcção técnica de Jonathan Azevedo.
   Em palco, estarão Adriana Campos, Cláudia Carvalho, Filipe da Costa, Filipe de Góis, Inês Mourão, Isabel Craveiro, João Castro Gomes, Margarida Sousa, Mariana Nunes, Pedro Lamas, Ricardo Brito e Rosa Marques.
  “O Círculo de Giz Caucasiano” estará em cena no Museu dos Transportes de Coimbra de 13 de Dezembro a 27 de Janeiro, de quarta-feira a sábado, às 21H30, e domingo às 17H00, com uma interrupção no dia 26 de Dezembro.

   O preço dos ingressos varia entre os oito euros (público em geral), os cinco euros (estudante) e os três euros (grupos maiores de 10 espectadores). As reservas deverão ser feitas para o telefone 914 617 383 e para o mail geral@teatrao.com.

Fonte© Diario as Beiras

tags:
publicado por esqf12a às 16:06
link do post | comentar | favorito
|
O Nosso Logótipo

.pesquisar

 

.posts recentes

. Proposta – Construção de ...

. Nova Proposta - Introduçã...

. Nova Proposta - Recuperaç...

. Propostas para a cidade

. Resultados do Inquéritos

. Apresentação na escola (M...

. Previsão de trabalho do 3...

. Fotografias - Apresentaçã...

. X Semana Cultural da Univ...

. Bluepharma investe 8 M€ n...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.Visitante nº

contador web
Cidades Criativas
A Nossa Escola
Câmara Municipal de Coimbra