Quinta-feira, 6 de Dezembro de 2007

"Ambiente do país é péssimo e Coimbra faz um esforço"

 
"Podemos ter corredor verde no centro de Coimbra, única cidade do país com condições. Problema é falta de cabimento orçamental"

Helena Freitas é a provedora do Ambiente e da Qualidade de Vida Urbana de Coimbra, tendo iniciado funções no dia 12 de Fevereiro deste ano. É professora catedrática de Ecologia da Universidade de Coimbra, directora do Jardim Botânico e assume-se como "uma mulher de causas". Ao fim de meio ano no cargo de provedora do Ambiente, diz já ter sentido alguns dissabores mas mostra-se satisfeita com o trabalho desenvolvido.



[Jornal de Notícias] Qual o balanço destes seis meses no desempenho do cargo de provedora do Ambiente de Coimbra?



[Helena Freitas] Tem sido um processo de aprendizagem, de criar a própria estrutura no seio da autarquia e de perceber quais as formas mais céleres de resolver os assuntos. Enfim, tem sido um processo de construção. Também sinto alguns dissabores, até pelo próprio desconhecimento da autarquia, e às vezes as queixas não têm seguimento. Mas a avaliação é positiva, pois este tipo de estruturas que responde às solicitações dos munícipes faz funcionar a democracia. Por isso, há satisfação nestas funções.



Qual a foi a atitude que lhe pareceu mais difícil?

A situação dos resíduos sólidos urbanos suscitou alguma polémica. O processo estava quase concluído e a decisão tomada. Mas tive algumas dúvidas sobre a pertinência do processo. Foi importante saber que a Câmara estava interessada em ter um parecer independente e eu tive que denunciar uma situação que pareceu incorrecta. Foi algo delicado.



E qual foi a decisão que tomou com maior satisfação?

Fico satisfeita quando o serviço funciona. O que me satisfaz é perceber que há possibilidades de funcionar bem.



Quais são as principais questões ambientais que se colocam em Coimbra?

Todos os municípios deviam ter um plano hidrológico, porque a água é cada vez mais importante. No caso de Coimbra, estou preocupada com a situação da mina que abastece o Jardim Botânico. Isto porque se as obras do metropolitano de superfície alterarem essa mina poderemos ficar sem água para o Jardim Botânico. Aliás, o metro de superfície é um projecto que sigo com muita atenção. Outra questão é o Programa Polis, em que é importante que se faça a ponte pedonal sobre o Mondego, assim como os planos de pormenor das duas margens. Podemos ter um corredor verde no centro de Coimbra, a única cidade do país com estas condições. O problema é a falta de cabimentação orçamental.



Coimbra tem bom ou mau ambiente?

O ambiente no país está péssimo. A política ambiental tem de ser uma prioridade mas tem estado subalternizada. O ambiente está mal porque não aparece na primeira linha das prioridades do poder político. Penso que Coimbra tem feito algum esforço de mudança e modernidade no sentido de promover uma política ambiental. No conjunto do país, Coimbra tem alguma vantagem porque tem um rio e uma zona verde que são uma mais-valia ecológica. Do ponto de vista urbanístico, há grandes problemas, mas também há vontade de mudar.



Por que decidiu aceitar o cargo de provedora?

Quando fui convidada, não disse logo que sim. Numa primeira fase até nem estava disponível para aceitar o cargo. Houve alguma relutân-cia. Sou cientista e professora e é disso que gosto. Depois, entendi que deveria aceitar o convite por ser um desafio de cidadania. Além disso, foi importante haver unanimida-de na Assembleia Municipal em torno do meu nome. Se não houvesse unanimidade, eu ja-mais teria aceite o convite.


Joaquim Almeida

Fonte: JN

tags:
publicado por esqf12a às 21:42
link do post | comentar | favorito
|
O Nosso Logótipo

.pesquisar

 

.posts recentes

. Proposta – Construção de ...

. Nova Proposta - Introduçã...

. Nova Proposta - Recuperaç...

. Propostas para a cidade

. Resultados do Inquéritos

. Apresentação na escola (M...

. Previsão de trabalho do 3...

. Fotografias - Apresentaçã...

. X Semana Cultural da Univ...

. Bluepharma investe 8 M€ n...

.arquivos

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

. Fevereiro 2008

. Janeiro 2008

. Dezembro 2007

. Novembro 2007

. Outubro 2007

.Maio 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.tags

. todas as tags

.Visitante nº

contador web
Cidades Criativas
A Nossa Escola
Câmara Municipal de Coimbra